quarta-feira, janeiro 31, 2007

Diferenças

Despedi-me há bem pouco tempo de alguém. Não definitivamente, mas igualmente de forma sentida.
Pergunto-me muitas vezes como é que duas pessoas que gostam uma da outra, podem ser tão diferentes. Podemos rotular, catalogar, apelidar as diferenças, é o nosso modo (mais ou menos correcto, não importa) de distingui-las. Mas suplantá-las em nome de um qualquer sentimento de união, não é tarefa fácil. Conviver com a nossa forma de ser e encaixá-la noutra que é precisamente o oposto, é obra!

O distanciamento muitas vezes agrava essas diferenças. Parecem ainda mais salientes com a passagem do tempo, mais incontornáveis, mas os sentimentos e as partilhas existentes não se apagam. Mais difícil ainda é conseguir respeitar essas diferenças. E no dia em que, por não nos encontrarmos, por estarmos em pólos tão opostos nos desrespeitamos, tudo abala. Tentar moldar uma pessoa à nossa semelhança é tirar-lhe a verdadeira essência. E os resultados mais comuns dessa tentativa são as rupturas.

Prefiro o afastamento, a achar que posso estar a tentar que uma outra pessoa seja aquilo que não é, para poder acompanhar-me, e partilhar coisas que não são de agrado mútuo e vice-versa. Mas a amizade é feita de partilha e de convívio, não só de vivências que já passaram e, quando estes dois se extinguem, onde será que fica o ponto de união? Apanhar o fio à meada é complicado quando esse “Caro Tempo” vai passando e vai mudando ainda mais, tudo aquilo que já conhecíamos...

Mas eu gosto das diferenças. As comparações são uma inevitabilidade, e por mais que, por vezes, não encontremos semelhanças daquilo que vemos, em nós próprios, isso não nos impede de gostar de alguém.

E no meu pequeno microcosmos eu tenho uma amostrazinha do mundo, e se o mundo é, pelo menos, aos meus olhos, um lugar onde deve haver espaço para todos, esse “todos” não será senão a essência da diversidade que o faz girar e evoluir??


À Susy.

9 Comentários:

Blogger teorias disse...

Situação complexa esta de, mais ou mesnos incosncientemente, tentarmos moldar os outros à nossa semelhança... concordo quando dizes que o mais natural e comum acaba por ser a ruptura. Julgo que quem lê acaba por se identificar com algum episódio da sua vida. Mas sim... tenho quase a certeza que é a diversidade que faz girar o mundo...

Bela reflexão.

Beijinhos

fevereiro 02, 2007 10:21 da manhã  
Blogger Ponta Solta disse...

Teorias, penso que muitas vezes, e neste caso em particular, terei sido um tanto intolerante, uma coisa é querermos que os outros sejam parecidos conosco, outra coisa é colocá-los à parte por eles não serem tão parecidos conosco como quereríamos. Felizmente isso acabou por acontecer de ambas as partes, o que acaba por nos dar a tal "igualdade de circunstância". Perdemos ambas bastante, mas acho que aprendemos também. Se pensassemos e agíssemos todos da mesma forma, estariamos estagnados, não haveria evolução, e é isso que torna os outros interessantes a nossos olhos, e cativantes, em muitos dos casos.

Beijinhos

fevereiro 02, 2007 10:57 da manhã  
Blogger teorias disse...

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Sou uma pessoa (e até mesmo um profissional) da mudança... sempre me cativou e interessou a capacidade que em cada um de nós reside de podermos mudar e transformar a nossa vida, as nossas relações... nós mesmos! Mas, hoje em dia, guardo um grande respeito pela mudança... para além de me continuar a cativar, também me assusta... para além de me continuar a interessar, também me abala. Sei que cada um é livre de escolher... sei que as escolhas que fazemos têm implicações... e muitas vezes, sem que o tenhamos directamente escolhido... o afastamento de uma pessoa pode resultar das implicações de uma ou mais escolhas anteriores...
Respeitar, levantar a cabeça e seguir caminhando... tentando sempre aprender com as experiências que se tem!

Beijos

fevereiro 02, 2007 11:51 da manhã  
Blogger Ponta Solta disse...

No contexto do meu post, eu de uma coisa estou certa, fui sempre eu própria. Tentei sempre respeitar, mas ao respeitar na íntegra, eu estava, nada mais, nada menos que a criar o efectivo afastamento. Quando cheguei à conclusão de que só esse afastamento se enquadrava no respeito pelas diferenças que não entendia, que não se encaixavam na minha forma de ser, levantei a cabeça e continuei a andar...

Não sou uma adepta de grandes mudanças, digamos que nas minhas ambições, considerando que estou num ponto delas em que me sinto confortável,se ficar melhor for um grande risco, opto pelo certo, em vez do incerto. O "ficar melhor", indefinidamente, não me agrada muito... Será defeito ou feitio? Não sei, mas é assim que costuma funcionar cmg...

beijinhos

fevereiro 02, 2007 12:51 da tarde  
Blogger João Filipe Ferreira disse...

como eu defendo: "uma pessoa é o que é naturalmente e não pelo que demonstra ser ou quer mostrar" de facto mostras o quanto diferentes somos, e por vezes essas diferenças complementam-se. se fosse tudo igual o prazer da descoberta não existiria, se todos fossem iguais, n haveria o prazer da aproximação de personalidades diferentes...
acho que acima de tudo se deve abraçar a vida independentemente de haver personalidades e caracteristicas diferentes e como é bom aceitar essas diferenças com a impusição das nossas....(n sei se me fiz entender eheheh )
beijinho enorme:
ps estão as duas muito lindas na foto..e gande sorrisinho..assim gosto muito:)
beijinhooo**

fevereiro 06, 2007 2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tens um bonito sorriso, não mereces ficar triste.
FD

fevereiro 13, 2007 2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ponta solta,
Ficamos tristes com a partida, mas a saudade alimenta a esperança e no regresso tudo é esquecido e relevado com a alegria da presença.
Se era um Sagitário, volta de certeza. Gostamos de voltar para matar saudades.
A não ser que a sua volta não seja desejada.
FD

fevereiro 13, 2007 4:18 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Destinos,

Este sagitário volta com toda a certeza...

Se não voltar, sempre pode "a montanha ir a Maomé".

E aqueles de quem gostamos são sempre bem vindos...

Bjs

fevereiro 13, 2007 4:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá!

Se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

Paula e Rui Lima

fevereiro 14, 2007 9:36 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial