terça-feira, agosto 29, 2006

Todos os dias

Todos os dias feitos de aço,
De terra, de labor e de cansaço,
Todos os dias de solidão acompanhada,
Todos os dias cheios de nada.

Todos os dias cheios de nada,
De flores invisíveis no caminho,
De uma longínqua alvorada,
De noite e do mais que certo caminho

Das coisas, das gentes e da Terra,
Das também certas, fome e guerra
E de um vazio miudinho,
Que escarnece deste nosso mundinho.

Todos os dias de olhos fechados
Coração empedernido
E braços cerrados

Todos os dias cheios de vazio
Porque ao peito,
O estilhaçamos e está desfeito.

14 Comentários:

Blogger teorias disse...

Gosto do modo como escreves... e julgo compreender, de uma forma bastante aproximada, os sentimentos aqui exprimes! Todavia, e embora o carácter mais nostálgico, saudosista, pessimista e sombrio também me acompanhem, acho que poderias aproveitar o teu talento de escrita com palavras mais alegres, vivas e "sorridentes"! Não queres fazer a experiência?

agosto 31, 2006 3:28 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Sabes, às vezes lá sai uma coisita mais animada, mas confesso, não é a mesma coisa!

Não sei se tiveste oportunidade de dar um pulinho no sítio que te indiquei, mas tem lá algumas coisitas minhas e não são todas nostálgicas, saudosistas e pessimistas. Mas a frequência deste tipo de temáticas acaba por ser parte de mim, e é verdadeiro e sentido. Ao escrever textos que automaticamente parecem soar nostálgicos ou saudosistas estou a exprimir essa verdade.

A experiência já a fiz, ou tentei - "beijo" é uma dessas experiências, mas há coisas nossas e tão enraízadas de que parece que não conseguimos fugir!!!

agosto 31, 2006 5:19 da tarde  
Blogger teorias disse...

ponta solta, acredito que o que escreves é verdadeiro e sentido. Mas acredito também na mudança... na capacidade que temos de mudar... de podermos "trabalhar" para sermos mais felizes amanhã do que hoje (independentemente das histórias de vida que tivemos de ultrapassar). E só se muda... mudando-se! Muda-se quando se altera a cor do blog do preto para o azul celeste... muda-se quando se escreve sobre o futuro (deixando o passado no seu lugar)... muda-se quando se aceitam desafios! Não quero "roubar"uma parte de ti... gostava que pegasses nela, cheia de nostalgia e saudosismo e a moldasses com esperança e alegria!
Se escreveres sobre coisas diferentes... a certa altura também tu estarás diferente... é preciso saber se realmente queres tu essa mudança...

agosto 31, 2006 6:19 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Não é por eu escrever de forma saudosista ou nostálgica que podes deprender que toda eu sou assim ou que vivo no passado.

Se calhar eu tb posso depreender que através do que escrevo terás um incentivo para teorizar (como tanto gostas) sobre a pessoa que eu sou!!

Nem tudo o que parece é, efectivamente.

setembro 01, 2006 9:34 da manhã  
Blogger teorias disse...

Não pretendia teorizar sobre o que quer que fosse a teu respeito... apenas me dirigia à poesia que escreves... e sobre ela (ou através dela) que apresento a minha análise!
Não pretendia ser indelicado... de forma alguma! Como dizes: "nem tudo é o que parece"
Se em algum momento fui indelicado desde já peço desculpa.

setembro 01, 2006 10:56 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Teorias,

não te preocupes que não és indelicado mas a ponta solta é um pouco susceptivel.

Albatroz

setembro 01, 2006 11:11 da manhã  
Blogger Ponta Solta disse...

A minha cara Albatroz responde por mim!!

Teorias, não foste indelicado e Albatroz, eu não sou susceptível.

Manifestei apenas a minha discordância, porque evidentemente nem sempre se pode tomar o todo, pela (pequena) parte que conhecemos. Reconheço que tenho mt de nostálgico e assumo que me encontro nesse tipo de escrita, mas se conheces apenas aquilo que posto no blog, e que até agora é mt pouco, tb poderás colocar a hipótese de que não escrevo apenas aquilo que mostro, ou que não sou só, ou exactamente, de acordo com essa pequena parcela que dou a conhecer neste espaço.

És sempre bem-vindo e os teus comentários também.

setembro 01, 2006 11:56 da manhã  
Blogger teorias disse...

Mas eu não quis tomar nenhum todo por nenhuma parte. Deve haver aqui algum mal entendido. Apenas me estava a referir à escrita e a mudar a forma de escrever... que é a pequena parte que vou conhecendo... para uma escrita mais alegre (e uma escrita alegre não combina com fundo preto)...apenas isso. Não quis fazer nenhum tipo de avaliação aos traços de tua personalidade ou coisa parecida... longe disso! Não tenho sequer esse direito. És livre de continuar a escrever como muito bem entenderes e, uma vez mais peço desculpa, se feri susceptibilidades. Estava apenas a basear-me em factos concretos que são evocados no tua escrita... apenas isso.

setembro 01, 2006 12:15 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

"Mas acredito também na mudança... na capacidade que temos de mudar... de podermos "trabalhar" para sermos mais felizes amanhã do que hoje (independentemente das histórias de vida que tivemos de ultrapassar)." Desculpa Teorias, então acho que não entendi mt bem o que querias dizer com isto, se estavas apenas cingido ao texto.

Não tens de pedir desculpa, és livre de exprimir a tua opinião, e acredita, só fico contente, porque a expressas e pq de alguma forma achaste o(s) meu(s) texto(s) dignos de comentários, e construtivos, pq percebi que a intenção é posistiva. Mas se discordei nalgum ponto, respondi a esse mesmo, e fui sincera na resposta.

E como alguém imerso em teorias e em raciocínios como vejo no teu perfil, hás-de concordar que expondo os raciocínios e as teorias é que nos vamos entendendo.

Gosto de te ter por cá e gosto do teu lugar.

setembro 01, 2006 12:38 da tarde  
Blogger teorias disse...

Mas eu não retiro nada a essa frase que disse. Acredito nela como princípio de vida. Ela é colocada aí de uma forma generalista, não própriamente direccionada para outras outras facetas da tua vida (que, de todo, desconheço). Se reparares, as sugestões de mudança que te dei de seguida prendiam-se especificamente com a escrita e com o blog.
Mas adiante, que este assunto está por demais discutido e gasto... e da minha parte... encerrado!
Fico feliz por também apreciares o meu cantinho e os "devaneios teóricos" que lá coloco.

Espero que a "troca de ideias" se possa manter...

setembro 01, 2006 12:50 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Encerrado está e esclarecido tb.

Claro que sim, sempre disponível para esse intercâmbio.

A propósito, a face às temáticas insistentes, os novos posts??? Acho que saem um pouco da origem da nossa última troca de ideias, não??? lol

setembro 01, 2006 12:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Et voilà!

Tout est bien qui fini bien.

Mas preciso tbm de dar a minha opinião como sempre...
Eu sou uma leitora e fã desta escritora ponta solta e posso-te dizer, "teorias" que ela é muito positiva em certas coisas até mesmo nos textos dela mas os melhores são sem duvida estes "melancolicos" e dramaticos porque são os mais verdadeiros e os mais realistas.

albatroz

setembro 01, 2006 1:21 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Oh minha albatroz, só tu mesmo para elevares assim o meu ego, e tu tb não escapas a certos sentidos melancólicos e saudosistas como eu.

É só uma questão de recomeçares a escrever...

Quem sabe estares por perto não te mexe com o bichinho da escrita???

beijos

setembro 01, 2006 3:19 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

minha querida,

eu deixo a escrita para ti esse bichinho està morto em mim, agora prefiro lêr os teus exitos porque no fundo eles jà transmitem o que eu penso e sinto.

albatroz

setembro 01, 2006 3:35 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial