terça-feira, novembro 28, 2006

Pequeno retrato da incompletude



O melhor disfarce
É ver a solidão acomodar-se,
É ser só e estar acompanhada
Para um dia, a alma já preparada
Saber o que em verdade a espera,
E ver que a completude é quimera.

Assim por vezes me separo dos sonhos
Dos sítios para onde só me vi partir,
Pois também que alcançados e risonhos,
Novamente os vejo fugir.

E tenho me reinventar,
Como se inventa a completude indefinível,
Nessa mesma máquina de sonhar,
Pensamento indestrutível.

E não é nada estar completo,
A completude não existe,
É da ambição um projecto,
Ora sonho deliberado, ora plano em dia triste.



Imagem conseguida através da pesquisa do google

14 Comentários:

Blogger teorias disse...

O magnífico Gabriel Garcia Marquez disse um dia que a felicidade depende de um bom acordo com a solidão! Julgo que, de certa forma, ele tem toda a razão.
De resto, a vida é um reinventar constante de nós mesmos, uma construção inacabada e um desejo constante de que se concretize a construção... coisa que sabemos que jámais se concretizará (é aquela questão do par...o...al, mas não me quero tornar repetitivo)

bjs

novembro 28, 2006 4:33 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Teorias, eu acho graça á tua particularidade do paradoxo (midle name), contigo há sempre um "por outro lado" e vais dando a entender as duas visões.

E uma reinvenção dos sonhos e dos desejos de cada vez que eles se concretizam, para que tenhamos sempre qualquer coisa a que auspiciar, mas o querer mais, será só isso, ter mais algo para alcançar? Eu quero mais de mim, mas às vezes não é fácil conseguirmos superar a nós próprios...

Bjs

novembro 28, 2006 5:49 da tarde  
Blogger teorias disse...

Acho graça ao facto de achares graça... mas achar graça não é gostar... gostar é um pouco mais...
Acho graça ao gato da minha vizinha que é quase uma bola... acho graça à miúda que vive ao fundo da minha rua sempre que ela sorri quando nos cruzamos... acho graça à minha tia Graça sempre que ela diz que não está a achar graça nenhuma! Mas gosto daquilo que escreves...

novembro 29, 2006 10:48 da manhã  
Blogger Ponta Solta disse...

Bom, acho que fiquei a conhecer um lado da susceptibilidade do Senhor Teorias... E achar "castiço", achar giro, achar curioso???

novembro 29, 2006 10:57 da manhã  
Blogger teorias disse...

Acho giro que penses que era um ponto susceptível para mim... não é, mas acho graça!
Depois o "Sr." não se aplica... não tenho idade para ser chamado dessa forma (ainda não cheguei aos 30... nem pró ano lá chego :p), mas se o fazes, até acho castiço!
Agora acho curioso o facto da menina ponta solta achar graça a isto tudo... talvez porque a menina ache curioso o facto de o este Sr. ser castiço :p

novembro 29, 2006 11:41 da manhã  
Blogger Ponta Solta disse...

lol, sendo assim, fico mais descansada, e até que acho graça!!!

novembro 29, 2006 11:53 da manhã  
Blogger Marinheiro disse...

Eu não achei castiço ou giro...

Eu achei uma dissertação poética bonita. Para não dizer boa :-)

(lá voltamos ao és tão boa!!! uns meses depois)

Beijocas

novembro 29, 2006 2:48 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Obrigada Marinheiro,

Boa é certamente uma qualificação subjectiva. Eu tenho poucos leitores, mas são bons!

Já estamos a tirar a vez ao Herman!!!

novembro 29, 2006 3:23 da tarde  
Blogger Marinheiro disse...

É uma subjectividade com a qual podemos viver.
Penso eu de que.

Há beleza que não reside apenas nos olhos de quem a vê.

E fitamos as tuas palavras todos os dias num misto de amizade e admiração.

E são quentes e são nossas amigas, tuas palavras e por isso bonitas.

Bjs

novembro 29, 2006 3:37 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Marinheiro, és sempre um querido.

Ainda bem que podemos ver na vida, beleza para além daquilo que é "palpável".

Obrigada.

Bjs

novembro 29, 2006 4:11 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A completude é mesmo uma quimera... disso eu tenho a certeza pois tenho tudo e nao tenho nada (que frase a floribela que fiz agora, ena pà! ).
beijos
Albatroz

novembro 29, 2006 4:53 da tarde  
Blogger ruth ministro disse...

Não posso dizer melhor do que aquilo que o Teorias já disse no seu primeiro comentário... acho que a vida é um enorme puzzle... temos sempre mais uma peça para encaixar... e a imagem nunca fica completamente definida :)

Beijinhos

novembro 30, 2006 12:34 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Gostei muito, devo dar-te os parabéns.

dezembro 04, 2006 11:02 da manhã  
Blogger Luiz Carlos Reis disse...

Belíssimo texto, me sinto na incompletude de comentar. Intenso e o sublime em tua subjetividade!


Amplexos para tí, se me permites virei sempre! Encantado pelo teu espaço!

dezembro 14, 2006 1:31 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial