sexta-feira, setembro 22, 2006

Divagação Disparate - Porque Dizem...???


Porque dizem “os quatro cantos do mundo”, se a Terra é redonda?

Resquícios da antiguidade e do desconhecimento da verdadeira forma do planeta? Expressão muito antiga que terá chegado até aos nossos dias?

Tenho para mim que ainda hoje (muitos de) nós ainda somos quadrados, e vivemos muito metidos no nosso próprio canto.

A Terra será a nossa casa, e se, por norma as casas têm vértices e podemos dizê-las quadradas, então poderiam haver de facto quatro cantos... seriam o canto dos poderosos, o canto dos submissos interesseiros, o canto dos submissos e dependentes, e o canto dos que nada podem???

Eu ainda sou quadrada, e se o meu país é um rectângulo, de que canto fará parte?



Contexto original da imagem: www.paginas.terra.com.br

11 Comentários:

Blogger teorias disse...

Deve haver cantos em todos os lados... ou não! No nosso país, os cantos sempre foram um dos pilares da nossa cultura... Camões escreveu "Os Lusíadas" em 10 cantos... passamos a vida a cantar o fado... no futebol temos o pontapé de canto...
Os cantos fazem parte de cada um de nós...temos o país arrumado a um canto... cada vez que alguma coisa não nos interessa, "cortamos pra canto"...
Acho que o nosso canto será o canto dos cantos, não achas?

setembro 25, 2006 11:16 da manhã  
Blogger Ponta Solta disse...

Sinceramente, nunca tinha pensado nisso, mas acho que tens razão.

O canto remoto do canto!!!

"O canto dos cantos" parece-me um pouco exclusivo demais, não sei se o nossos canto será único nesse sentido... Há sempre alguém um canto à frente...lol

setembro 25, 2006 11:24 da manhã  
Blogger teorias disse...

Talvez tenhas razão... raramente conseguimos estar junto do plotão da frente. Por outro lado é melhor estar num canto do que estar numa esquina... lol
Eu ando à procura do meu canto... e tu, já tens o teu?

setembro 25, 2006 12:06 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

No pelotão da frente andamos muitas vezes, mas quase nunca por bons motivos: sinistralidade na estrada, maternidade infantil/adolescente, analfabetismo, etc...

Na esquina??? Se bem que o desemprego é um dos motivos para estar no pelotão na frente, enqto tiver bracinhos e perninhas, nem que antes tivesse de varrer ruas...

A gente vai sempre tentando encontrar o canto que melhor se adapta a nós, e onde nos encaixamos melhor. Mas essa será uma arguta procura que maiormente se prolonga para a vida... qts de nós podem dizer, se não que já o encontraram, mas que ele está ou é verdadeiramente definido? Só sabemos que temos lugar no mundo, ou que fazemos parte do mundo daqueles para quem a nossa existência faz verdadeiramente sentido.

bjs

setembro 25, 2006 12:58 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Será um pouco como a procura do nosso espaço vital, como abordaste na tua última teoria.

Será que alguma vez ele estará bem definido? Sabemos sempre quem queremos que entre nele, e penetre na ténue linha entre o intimo e o conhecedor formal, ou o intruso.

setembro 25, 2006 1:06 da tarde  
Blogger teorias disse...

Nesse caso teriamos de abordar a questão da estrutura, da conjuntura e do momento. A cada momento terei com certeza grandes oscilações... oscilações essas que são menos relevantes, mas igualmente significativas dependendo da conjuntura. Estruturalmente tenho princípios dos quais não abdico no meu canto! Não está completamente definido... mas estuturalmente está. O teu não?

setembro 25, 2006 4:30 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Gostas de complicar, não?

Fosse qual fosse a conjuntura e o momento (eu sei que não posso dizer desta água não beberei)estruturalmente está bem vincado para mim que a esquina não seria uma hipótese, como escolha do próprio canto lol

Essa é das poucas coisas de que tenho certeza, mesmo se virasse ninfo, ou coisa semelhante lol

Há coisas que não pensava fazer nunca, pq estruturalmente não estava previsto, e terás muito crédito qd abordas as oscilações, pq se as fiz, em algum ponto essa estrutura oscilou.

setembro 25, 2006 4:46 da tarde  
Blogger teorias disse...

Devem-me ter implantado um "complicador" na cabeça quando nasci... desconfio que terá sido isso... mas não tenho a certeza... mas lá desconfiar... desconfio!

setembro 25, 2006 7:06 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Esse complicador servirá para nos dar a certeza de que estamos a utilizar a massa cinzenta que possuimos, por isso ainda bem! E ainda bem, é sinal que não são só as mulheres que têm o complicador ligado!

setembro 26, 2006 9:11 da manhã  
Blogger teorias disse...

Eu disse que o tinha... não disse que o tinha ligado!!! Também sou daqueles que acha que as mulheres não o desligam... e grande parte delas acaba por concordar comigo. E tu não?

setembro 26, 2006 4:01 da tarde  
Blogger Ponta Solta disse...

Parto do principio, que se partiste o principio que este te foi implantado, é pq estará a ser utilizado!

Parece que eu, antes de dizeres, já me inclui nessa maioria lol

setembro 27, 2006 9:11 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial